10 de abr de 2013

Filme: Jovens Adultos

Charlize Theron - Jovens Adultos (Young Adult)


Aparentando ser apenas mais uma comédia sem noção, Jovens Adultos (Young Adult) surpreende ao mostrar a cômica e trágica realidade de uma adulta frustrada. Você pode até invejar a beleza de Charlize Theron, mas não desejará estar como ela neste filme daqui a alguns anos.

Mavis Gary (Charlize Theron), 37 anos, divorciada, é uma escritora de livros do gênero jovem-adulto. Ela retorna para sua cidade natal para tentar reconquistar seu ex-namorado dos tempos do ensino médio, Buddy Slade (Patrick Wilson), agora casado e pai de uma filha recém-nascida. Ao olhos de Mavis, Buddy está infeliz, e ela, é claro, tratará de trazer a felicidade de volta para ele. Será? Vem ler mais depois do pulo!

Filme - Jovens Adultos (Young Adult)

Mavis sempre foi a garota popular da escola, e agora vive somente com a companhia de seu cachorrinho num apartamento em Minneapolis. Ela escreve livros jovens e precisa enviar o último volume de sua série para a editora. Mesmo com a pressão da entrega, Mavis decide reencontrar Buddy Slade, com quem namorou no ensino médio, ao voltar para a sua cidade natal. Buddy é casado com Beth (Elizabeth Reaser) e vive uma vida boa; mas Mavis está convencida de que ele está infeliz e precisa ficar com ela. Nessa volta ao passado, Mavis também se aproxima de Matt Freehaulf (Patton Oswalt), um ex-colega que ela nunca deu valor na escola, mas que agora assiste de perto à tentativa da escritora de seduzir Buddy.

O filme é profundo ao transmitir todos os problemas psicológicos da protagonista. A atuação de Charlize é sensacional e me trouxe uma agonia constante durante os bloqueios criativos, frustrações, autocomiseração e ilusões da personagem. Há uma cena, já perto do final do filme, em que Mavis tem uma conversa com Sandra Freehauf (Collette Wolfe), a irmã de Matt. Essa conversa é, com certeza, o ápice do longa, e mostra de forma bem crua como pessoas como Mavis e o que elas representam afetam pessoas como Sandra.

Ainda que seja uma comédia, Jovens Adultos pouco me fez rir. Mas isso não foi algo ruim. A trama traz uma protagonista confusa e complexa, um tanto louca e desequilibrada, que faz você rir para não chorar. Ao fim do filme, senti pena e fiquei reflexivo. Vale a pena assistir para ter suas próprias conclusões e impressões. Se você já assistiu, não deixa de comentar sobre a sua opinião! Se ainda não assistiu, não esquece de voltar aqui quando assistir pra deixar suas impressões sobre ele também! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário