12 de jan de 2013

Não acabem com a minha Malhação!

Malhação 2012/2013

Comentários sobre Malhação e a saída de Dinho (Guilherme Prates)


A revolta é tão grande que eu nem sei por onde começar. Tá tudo na cabeça, mas tá ruim de sair, viu?! Calma, Gabriel! Vamos lá... No ultimo post sobre Malhação, eu terminei dizendo que a temporada, apesar de muito boa, não estava imune. Disse que, depois que Lia finalmente assumiu sua paixão por Dinho, a trama entraria numa fase crítica, que iria levar a novela pra frente ou fazer com que o trem desandasse de vez. E eu estava certo! Depois daquilo, o cuidado dos roteiristas pra manter o ritmo bacana que a coisa vinha levando tinha que ser dobrado. E o ritmo continuou legal, sim!

Apesar de não curtir muito Lia e Dinho juntos, as cenas eram TÃO bonitinhas, mas TÃO bonitinhas que eu quase shippei o casal. Muito amor aquela troca de cartazes apaixonados na varanda! Ainda mais com "Why Ya Wanna" de fundo em todas as cenas! Mas a minha compaixão pela Ju era mais forte, e eu sofri com a coitada toda vez que ela tinha que presenciar aquele "love" todo dos ~traíras~. Que fique claro que eu não odeio Lia e Dinho. Era evidente que eles formariam um casal mais cedo ou mais tarde, mas fui mais cativado por GiLia e não torci por LiDinho.

Então... Ju estava lá toda transtornada com o que passou, toda decidida a atrapalhar o romance de Lia e Dinho ao lado de Gil, e esse climão do quarteto deu muito pano pra manga! Agora temos uma Ju mais resolvida e "de boa" formando casalzinho com Gil. Tenho que admitir que JuGil era bem previsível, mas os roteiristas conseguiram fazer com que isso acontecesse no tempo certo na trama. Ainda assim, NUNCA perdoarei a cena do beijo de Gil e Ju no dia dos fogos com AQUELA música de fundo. Mantra do Nando Reis?? Sério??? Enquanto "Lia e Dinho" e "Ju e Dinho" tinham músicas temas efervescentes (de onde eu tirei isso?) que faziam a gente se derreter durante as cenas, colocaram a música mais nonsense para a cena tão esperada do beijo do novo casal? Nunca perdoarei!

Dinho, Lia e Gil - Malhação 2012/2013

Voltando... Apesar de achar que eles formam um par muito bacana, ainda está claro que Ju tem sentimentos por Dinho, e Gil por Lia. Tem cheirinho no ar de que algo ainda precisa ser resolvido entre os antigos casais (ou supostos casais, já que Gil e Lia nunca namoraram de verdade). Então Lia e Dinho estavam lá super bolados porque os pais estavam empatando o relacionamento dos dois, e depois teve todo o drama envolvendo a mãe da Lia. Dinho queria que o relacionamento dos dois continuasse bem, mas não viu que ele precisava mesmo é chorar com a namorada, ou simplesmente calar a boca e dar o ombro pra ela chorar. Dinho foi insistir em viajar com a namorada no dia da audiência sobre a guarda dela e da Tatá e acabou tomando um super fora de Lia.

Como se isso estivesse OK, Dinho foi lá com o Rômulo, viajar de barco enquanto a "marrentinha" enloquecia e entrava em depressão quebrava tudo no quarto num ataque de fúria. E, para nossa surpresa (nem tão surpresa assim, já que a Globo trata de contar tudo que vai acontecer na trama no site oficial e na página do Facebook), surge uma nova peça no tabuleiro. Valentina é uma argentina mochileira que pega carona no barco do Rômulo e viaja com eles. Valentina e Dinho acabam "ficando", com o pressuposto de que devem aproveitar o momento e que depois dali cada um seguirá pro seu lado. Foi o ápice da safadeza de Dinho? Foi! E daí ele volta e Lia não sabe que virou "corninha" e Valentina volta para assombrar o garoto e o Dinho vai sair da novela mas como assim não pode ser! CALMA! Quanta informação! Uma coisa de cada vez!

Valentina volta para o Rio, cheia de deboche, e se infiltra na galera de Dinho. É claro que o garoto fica todo desconfortável, porque quem não deve não teme, mas esse não é o caso do safaDinho! Não bastava enrolar Ju no começo da temporada e depois namorar a melhor amiga dela, tinha que colocar um par de chifres na Lia também! Lia desconfia que Valentina está afim de Dinho, e Gil desconfia que Dinho está escondendo algo da amiga que ele tanto quer proteger (porque ainda a ama, eu sei disso!). Ju, que voltou a ser amiga de Lia depois do rolo com o pedófilo Lobo, não quer meter colher em briga de marido e mulher. Será que é porque ela realmente não quer se intrometer ou porque ela não aguenta pensar em Dinho por muito tempo, com medo de uma recaída amorosa? Enfim, essa é a situação até agora. Mas o que vai acontecer daqui pra frente? ~SPOILER~ Lia vai descobrir que foi traída por Dinho e vai acabar o namoro com o garoto, então ele decide aceitar um trabalho fora do país e PUF! deixa a trama. No mínimo, triste.

Guilherme Prates e Guilherme Leicam - Malhação 2012 / 2013

Eu tinha lido no começo desse mês que o Guilherme Prates deixaria a trama por causa das atitudes de seu personagem e pelo seu tipo físico (Oi?). Fiquei cheio de questões e bem revoltado quando vi que a história que ele ia sair de Malhação era verdade, mas o ator negou no Twitter que o motivo seria algum tipo de rejeição. Mas não é o que se lê por aí.  Na coluna de Carla Bittencourt do Jornal Extra, ela diz que, "apesar de ser queridíssimo nos bastidores da produção, o personagem foi rejeitado no grupo de discussão com os telespectadores da novela e deixa a história." Os pais de Dinho e seu irmão Tico também deixarão Malhação. Guilherme Leicam (à direita na imagem acima) ocupará o lugar de Prates na trama, interpretando "um motoqueiro cheio de segredos" segundo o site oficial da novela. Ah, que interessante... ._. O motoqueiro vai atrair a atenção de Fatinha (e o lance com o Bruno como vai ficar?), mas ele vai se interessar mesmo é pela Lia. Prevejo um enredo cansado e cenas chatas. Espero estar errado.

Me pergunto: que "grupo de discussão" foi esse? Quantos telespectadores foram ouvidos para que a decisão fosse tomada? Se é que isso é verdade mesmo... Não tenho nada contra a saída de um personagem, mas tirar um dos protagonistas sem uma explicação aceitável não dá! Quando Rita, por exemplo, foi para a Suécia eu achei bacana, e queria que ela passasse mais tempo longe da trama (apesar de sentir falta) para ter uma volta mais forte, que causasse mais impacto, mas ela voltou rapidinho sem causar muito tumulto. Quanto às atitudes de Dinho, é claro que fica difícil sentir empatia por ele, afinal ele foi bem galinha. Mas não é isso que queriam demonstrar? Porque tirá-lo da trama por simplesmente ser o que ele deveria ser? E não há espaço para rendenção? Um pedido de desculpas e um perdão da Lia? E nem seria estritamente necessário que eles voltassem... Eu esperava que Dinho fosse se dar mal, mas que depois encontrasse seu caminho na novela de alguma forma, e não sair, do nada, para trabalhar em outro país. E o caso mal resolvido dele com a Ju? Vai acabar sem uma solução?

Não consigo enxergar o que essa saída trará de positivo. Dinho fora de Malhação significa o fim de cenas com "Wish It Were You" e "Why Ya Wanna", a não ser que decidam usar a música de JuDinho e LiDinho em cenas dos novos casais, o que provavelmente vai acontecer (NÃÃÃÃÃÃO!). E a abertura da novela? Dinho vai ficar lá ou vão mudar? Esse tal de Guilherme Leicam nem cara de estudante de ensino médio tem! Um dos pontos fortes da temporada é justamente os atores terem cara de adolescente, e agora me aparecem com esse aí? O pior foi ver comentários do tipo "agora sim!", "o Guilherme Leicam é mais bonito!", "pode substituir porque ele é mais gato". Sério, gente? Esses são os argumentos? Esse foi o motivo da Globo achar necessária a troca? Se sim, garanto que a mediocridade das últimas temporadas tende a voltar. De novo, espero estar errado e acho que estou, já que Marcus Vinicius, um dos diretores da novela disse: "O Guilherme significou tudo que precisamos para o Dinho que a gente queria construir: desenvoltura, uma cara ótima, uma empatia imediata."

Guilherme Prates gravou sua última cena nessa quinta, dia 10, e até ganhou uma festinha de despedida do elenco e direção. Sobre sua cena final, Guilherme disse: "Foi uma das cenas mais bonitas que  já gravei na vida. E hoje tô com o sentimento de dever cumprido." Prevejo lágrimas nessa despedida (me julguem.....), que já me deixou nostálgico e sentindo falta de algo que ainda nem terminou! Vou sentir saudades desse elenco tão bom e divertido junto. :') Já posso pedir o box com a temporada completa?

Espero que a saída de Dinho não cause um estrago na trama e peço que, por favor, não acabem com a "minha" Malhação! Continuo torcendo MUITO pra que essa temporada termine em boa forma. Só me resta assistir pra ver. E você? O que acha dessa confusão toda? Curtiu a saída do Dinho? Ficou #chatiado? Acha que vai estragar a temporada? Comenta aí pra gente discutir! ;)

Com informações de Jornal Extra e Malhação (site oficial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário