17 de nov de 2012

A 20ª temporada de Malhação: e não é que o negócio tá bom?!


Esse post ~superespecial~ já deveria ter saído há muito tempo! Ele seria um post sobre as primeiras impressões da nova temporada de Malhação. Mas peraê, Gabriel! Você assiste Malhação desde sempre? Não! Fazia um tempão que eu tinha meu fim de tarde livre de algum "compromisso" na frente da TV, porque as últimas temporadas de Malhação foram totalmente dispensáveis e esquecíveis. Mas eu sou o tipo de pessoa que, mesmo que não pretenda acompanhar, gosta de assistir ao primeiro (ou primeiros) capítulo de uma nova Malhação "só pra ver se presta"!

A última vez que comentei sobre Malhação aqui no blog foi quando Malhaçãdo ID chegou ao fim. Falei do quanto a temporada prometia ser diferente e bacana, mas acabou caindo na mesma chatice. A 20ª temporada de Malhação chegou sem prometer muito. As chamadas não faziam tanto alarde. O que mais chamou atenção foi, provavelmente, a volta do Mocotó (André Marques) para a trama... Ano que vem podia ter a volta do Cabeção, né?

No segundo semestre de 2012, exatamente no dia 13 de agosto, Malhação chegou com novo colégio, novo logo, novos personagens e nova "atmosfera". Propositalmente ou não, é a temporada que mais renovou o "bagulho" desde 2005! Então, meu caro leitor, você pode imaginar que depois de ver os primeiros capítulos da nova temporada eu não parei mais! É muito casal pra shippar, é muita música boa pra acompanhar as cenas do tipo AIMINHANOSSA e muito EITA que mantêm você ligadão na trama! Afinal, você curte LiDinho, JuDinho ou GiLia? MorFera ou MorRafa? Só sei que eu sou #TeamJu!

Calma! Você não está entendendo a minha empolgação? Então continua acompanhando o meu raciocínio depois do pulo, vai! Garanto que tenho boas razões para dizer que essa Malhação é a melhor dos últimos 7 anos! :)

Malhação 2012 - Lia, Dinho, Fatinha e Ju

Vamos começar pela abertura? Vou falar pouco, porque vai rolar um post exclusivamente sobre ela! Não foi só personagem antigo que voltou do passado. Lulu Santos, pelo menos em letra, voltou à abertura da novela. Jota Quest interpreta uma versão moderna e bem bacana de "Tempos Modernos". Num clima totalmente festivo, atual e descolado, a abertura é "repleta de toda satisfação que se tem direito do firmamento ao chão". Mais hedonista do que nunca! Foi um acerto e tanto! Tenho certeza que conquistou muita gente só por aí. Falando em música... A trilha sonora tá bem bacana e complementando muito bem. Ela passeia por Maria Gadú, Bruno Mars, Mallu Magalhães, One Direction e até Alanis Morissette! O que falar de Why Ya Wanna da Jana Kramer nas cenas LiDinho e Wish It Were You da Taylr Renee nas cenas JuDinho? Muito amor!

Outro grande acerto é a inexistência de um vilão ou vilã. Eles não fizeram falta nenhuma, porque aqui todo mundo tem um lado bonzinho e malzinho (já deu de bandido mal caráter e mocinha puritana, né?). Também não temos o batido triângulo amoroso. Quem viu desde o começo sabe que Lia (Alice Wegmann), Dinho (Guilherme Prates) e Ju (Agatha Moreira) não formam um triângulo amoroso. Estes podem até ser protagonistas na teoria, mas na prática não são, pois competem com personagens tão interessantes quanto eles, e de tramas tão legais quanto as deles. Mas nem tudo é novidade. Ainda vemos uma boa porção da fórmula que marca a novela. O inspetor meio bobalhão, um professor louquinho, um diretor daquele jeito de sempre, os conflitos dos pais e a rixa entre alguns professores. Ainda assim, são clichês tão bem executados que não incomodam.

Também paira um pouco daquela falta de cuidado em certas cenas. Em um show da banda Strike, era claro a falta de empolgação e naturalidade dos atores no set. Não custa nada para a Globo encher o lugar de figurantes animados, né? Chama os fãs da banda! Também há um exemplo de uma cena em que Dinho está ouvindo "What Makes You Beautiful" do One Direction no quarto, quando esse tipo de música não se adequa tanto ao estilo do personagem. São contextos que deveriam ser pensados. E a polêmica da minissaia da Fatinha logo no início?! Que tipo de escola não tem um regulamento para o fardamento/uniforme? Tudo bem que é ficção, mas tem coisas que, apesar de divertidas de assistir, simplesmente não colam!

Malhação 2012 | Rita, Bruno, Morgana, Rafa e Orelha

Um dos grandes destaques da temporada é, sem dúvidas, a Fatinha (Juliana Paiva). Ela é aquela menina que tem em todo colégio, dona daquele adjetivo feio que começa com "p" e o final eu não vou dizer porque você já sabe, ? Fatinha, apesar de louca, é dona de um carisma enorme. Fica difícil não gostar dela! Se bem que, nos últimos capítulos, ela tem se mostrado meio doentia e psicopata, hein... O sem-noção do Orelha (David Lucas) também é destaque. O garoto nerd tem um vlog na internet, onde ele sai postando TU-DO que rola no colégio. Também é dono de uma língua sem rédeas, fala o que quer e quando quer, sem medo de machucar ninguém! Danielle Winits está de parabéns no papel de Marcela, mãe do Gil (Daniel Blanco). Ela pode ficar tranquila e sem medo de achar que está ali só pra não ficar na "geladeira". A personagem dela é muito boa, e as cenas dela com o filho são muito bacanas de ver. Outra surpresa é a participação de Leo Jaime como Nando. Este personagem rende boas risadas! O parágrafo já está enorme, mas não posso deixar de citar Jéssica Ellen como Rita, Cacá Ottoni como Morgana, Rodolfo Valente como Rafa, Victor Sparapane como Fera e Peter Brandão como Pilha. Aliás, se tem alguém da Globo lendo esse post, eu peço mais cenas com estes quatro últimos, por favor! :)

Você já tinha notado que, apesar de sempre querer parecer atual, Malhação nunca se permitiu SER atual? A aversão da Globo às referências gratuitas só afastavam a novela da realidade. Os alunos só bebiam suco no GigaByte até a Coca-Cola Brasil pagar por um merchandising, e daí vimos os personagens bebendo Coca, Fanta e Sprite na telinha. Nessa temporada, essa aversão foi embora. Logo na primeira semana pudemos ouvir menções a Justin Bieber, Restart, o Tolkien do Senhor dos Anéis e até o Para Nossa Alegria! Lady Gaga, Bella, Edward, Crepúsculo, "stalkear" e até um "mais sozinho que a tecla esc" saíram da boca dos personagens. Acredite, isso faz muita diferença!

A Globo está indo bem no transmídia, tanto que a página de Malhação no Facebook já beira os 1 milhão e meio de curtidores! A página é bem ativa, e todo dia tem publicações relacionadas ao capítulo que foi ao ar. Também rola uns posts fictícios dos personagens no site oficial da trama, e os vídeos dos vlogs do Orelha e da Ju que vão ao ar na TV podem ser assistidos também na internet, como se fossem de verdade.

Com tudo isso, essa temporada não está imune! Depois que a amizade de Lia e Ju se rompeu, a trama entrou numa fase crítica. Ou a coisa desanda de vez, ou só melhora! Torço para que os roteiristas continuem levando o barco no mesmo ritmo, e que ele não acabe voltando para mares já conhecidos. Enfim, é isso! Se você ainda não deu uma chance pra nova Malhação, sugiro que assista uns dias seguidos! Quem sabe você não curte e shippa GiLia, MorRafa e entra pro #TeamJu comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário