6 de jul de 2012

As 11 maiores adaptações dos livros para as telonas dos últimos 25 anos

As 11 maiores adaptações dos livros para as telonas dos últimos 25 anos

O The Hollywood Reporter atualizou sua lista das 10 maiores adaptações de livros para o cinema. Quem será que entrou para a lista ocupando a 11º posição?

Sempre à procura de uma boa história, Hollywood muitas vezes se volta para a literatura para inspirar alguns de seus filmes mais bem sucedidos. Enquanto a indústria tem a reputação de arruinar romances clássicos, vários cineastas conseguiram alcançar a grandeza com suas adaptações para as telonas. Entre alguns dos mais notáveis nos últimos anos, está a franquia "Harry Potter", "Forrest Gump" e, claro, "Senhos dos Anéis".

1 - A Lista de Schindler
Baseado no romance de Thomas Keneally, A Lista de Schindler, filme poderoso de Steven Spilberg sobre o Holocausto, ganhou 7 Oscars, incluindo "Melhor Filme" e "Melhor Diretor". Apesar do tema forte, o filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 321 milhões de dólares em todo o mundo.

2 - Jurassic Park
Em 1993, Steven Spilberg trouxe a obra de ficção científica de Michael Crichton para às telonas, onde revolucionou os efeitos visuais e arrecadou 914 milhões de dólares em todo o mundo. O filme gerou duas sequências, com longos rumores de um quarto filme.

3 - Alice no País das Maravilhas
Em 2010, Johnny Depp colocou seu chapéu de Chapeleiro Maluco para trazer vida ao amado personagem de Lewis Carroll, na versão de Tim Burton da história. A novata Mia Wasikowska segurou o papel principal. O filme foi um enorme sucesso para a Disney, arrecadando mais de um bilhão de dólares mundialmente!

4 - Forrest Gump
A adaptação de Robert Zemeckis, em 1994, da obra de Winston Groom ganhou 6 Oscars e arrecadou 677,3 milhões de dólares mundialmente. Tom Hanks estrela o filme da Paramount, que arrecadou 24,4 milhões de dólares no primeiro fim de semana de lançamento.

5 - Histórias Cruzadas
Baseado no livro "A Resposta", de Kathryn Stockett, Histórias Cruzadas surpreendeu com nota A+ no CinemaScore e críticas entusiasmadas. O filme estreou no dia 10 de agosto nos Estados Unidos e arrecadou mais 173,3 milhões de dólares. Uma amiga de infância de Kahtryn, Tate Taylor, dirigiu o filme para a DreamWorks. O filme é estrelado por Emma Stone, Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer e Jessica Chastain.

6 - O Senhor dos Anéis
Fãs da série original de fantasia de autoria de J.R.R. Tolkien não ficaram desapontados com seu filme. "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei", de 2003, voltou pra casa com 11 Oscars, recorde antes detido apenas por Titanic (1997) e Ben-Hur (1959). A terceira e última parte provou ser a mais bem sucedida da série que arrecadou mais de 2,9 bilhões de dólares.

7 - O Paciente Inglês
Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, o drama romântico "O Paciente Inglês" é baseado no romance de Michael Ondaatje. O filme de Anthony Minghella ganhou 9 Oscars, e arrecadou 231,9 milhões de dólares. É estrelado por Ralph Fiennes e Juliette Binoche.

8 - Um Sonho Possível
Sandra Bullock ganhou seu primeiro Oscar por seu retrato da vida real, Leigh Anne Tuohy. Baseado no livro de Michael Lewis lançado em 2006, a adaptação de John Lee Hancock focou na história verídica de Michael Oher, que era um jovem sem-teto antes de se tornar uma estrela do futebol americano e tackle ofensivo para Baltimore Ravens da NFL. O filme arrecadou mais de 309 milhões de dólares mundialmente.

9 - A Saga Crepúsculo
Baseada nos romances sobrenaturais de Stephenie Meyer, "A Saga Crepúsculo" tornou-se um fenômeno cultural, lançando Robert Pattinson, Kristen Stewart e Taylor Lautner ao estrelato. Os quatro livros da série se transformaram em cinco filmes, sendo o último dividido em duas partes. A saga arrecadou mais de 1,8 bilhão de dólares pelo globo só com os três primeiros filmes. Apesar de popular em circuito de prêmios jovens, como MTV Movie Awards, Teen Choice Awards, People's Choice Awards e, em alguns casos, até o temido Framboesa de Ouro (piores do ano no cinema), os filmes da saga falharam em gerar qualquer burburinho para o Oscar ou aclamação da crítica.

10 - Harry Potter
A série Harry Potter, baseada nos livros altamente respeitados de J.K. Rowling, foi traduzida para às telonas com grande sucesso. O oitavo e último filme da amada franquia chegou aos cinemas no verão americano de 2011, arrecadando um total de 7,7 bilhões de dólares mundialmente! Os atores Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson e Tom Felton cresceram com a série, assim como milhões de fãs de todo o mundo.

11 - Jogos Vorazes
A trilogia maciçamente popular de Suzanne Collins fez sua incursão aos cinemas em 2012 com a estreia de "Jogos Vorazes". Colocada no topo pela adorada da crítica, Jennifer Lawrence, a franquia iniciante da Lionsgate bateu um recorde, arrecadando 152,5 milhões de dólares durante o fim de semana de estreia, fazendo do filme a terceira maior arrecadação de todos os tempos no fim de semana de estreia, e a maior para um filme que não fosse sequência de outro.

Moral da história? Livros são armas poderosas nas mãos de cineastas. Sejam boas ou ruins, as adaptações sempre atrairão pessoas que já leram os livros, as que não leram (mas querem ler) e as que nem sabem que são "filmes de livro". Resultado: muito lucro. O sucesso de bilheteria dessas adaptações pode ser reflexo de propaganda exagerada, boa produção ou simples histeria de fãs (não necessariamente os três juntos ou separados).

E aí, a quais desses sucessos você já assistiu? Quais são os seus favoritos? Deixe o seu comentário. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário