26 de jul de 2012

Futuras Leituras #3

Chegou a hora de compartilhar com vocês dois livros que lerei no futuro, seja ele breve ou nem tanto. Vamos lá? Ah, não esqueça de deixar seu comentário contando se você já leu esses livros e quais você não ver a hora de ler também! :-)

Guia Politicamente Incorreto da América Latina

Fiquei apaixonado pelo projeto gráfico do "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil". É um livro gostoso de se ler, e boa parte dessa experiência é proporcionada pela ótima arte e diagramação. Mas é claro que o conteúdo é excelente e, principalmente, intrigante. É por isso que já comprei o Guia Politicamente Incorreto da América Latina, na esperança de repetir a dose. Tenho certeza de que será tão legal, intrigante, surpreendente e interessante quanto a leitura do primeiro volume da série.

Sinopse: Tudo neste livro é contra as regras batidas com as quais se conta a história da América Latina. Não nos sentimos representados por guerrilheiros ou por indignados líderes andinos e suas roupas coloridas. Não há aqui destaque para veias abertas do continente, mas para feridas devidamente tratadas e curadas com a ajuda de grandes potências. Conhecemos bem as tragédias que nossos antepassados índios e negros sofreram, mas, honestamente, estamos cansados de falar sobre elas. E acreditamos que todos os povos passaram por desgraças semelhantes, inclusive aqueles que muitos de nós adoram acusar. Na história de quase todo país, é comum abrilhantar as palavras de figuras públicas e até inventar virtudes de seu caráter, e não passa de chatice ficar insistindo numa realidade menos interessante. Acontece que na América Latina se vai além: escolhem-se como heróis justamente os homens que mais atrapalharam a política, mais arruinaram a economia, mais perseguiram os cidadãos. Por isso, não há como escapar: é ele, o falso herói latino-americano, o principal alvo deste livro.

Sua Resposta Vale Um Bilhão - Vikas Swarup

Eu assisti ao filme "Quem Quer Ser um Milionário?" de novo, depois de anos, essa semana e me lembrei o quanto queria (e ainda quero) ler o livro no qual o filme foi baseado. Acho uma história sensacional e emocionante. O filme é muito, muito bom! E não foi à toa que ganhou em oito categorias no Oscar de 2009, incluindo melhor filme e melhor direção. Se você ainda não assistiu corre pra baixar, locar ou qualquer coisa. Você precisa ver "Quem Quer Ser um Milionário?". Ainda não comprei o livro... Ele tem um preço um pouco salgado, sabe? E olha que estou falando da edição econômica! Acho que já tá na hora de dimnuir, né? Faz tempo que lançou... Meu bolso agradecerá. :P

Sinopse: O contador de histórias aqui é Ram Mohammad Thomas, um garçom de dezoito anos que ganhou um bilhão de rupias - o maior prêmio de todos os tempos - num programa televisivo de perguntas e respostas. Os organizadores do concurso, inadimplentes, se recusam a pagar o prêmio. Alegam que um garoto inculto como Ram não poderia conhecer as respostas, e o entregam à polícia para que ele seja torturado e confesse a fraude. Salvo por uma advogada, Ram terá de contar a ela a história de sua vida. Cada episódio explica como ele ficou sabendo coisas como o significado da inscrição "INRI", que aparece nos crucifixos, e qual a maior condecoração por bravura concedida pelas forças armadas indianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário