19 de mar de 2012

Resenha: Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Jogos Vorazes (The Hunger Games) - Suzanne Collins
Sinopse: Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.

Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Título original: The Hunger Games
Editora: Rocco
Avaliação: 4/5





Após eventos naturais que devastaram a terra, os Estados Unidos se transformaram em 12 distritos e a Capital, formando a grande Panem. Cada distrito desenvolve uma função. O Distrito 12, por exemplo, é responsável pela extração de carvão.

Katniss Everdeen é a protagonista dessa história, tem 16 anos e mora no Distrito 12, o distrito mais miserável de toda Panem. Após a morte de seu pai numa mina de extração de carvão quando ela ainda era criança, Katniss passa a sustentar sua família (mãe e irmã) devido à impassibilidade da mãe. Junto com seu grande amigo Gale, ela ultrapassa os limites do seu Distrito para caçar animais e vendê-los à outros cidadãos, algo teoricamente ilegal.

Todo ano ocorre na Panem um evento chamado "Jogos Vorazes", onde 24 jovens entre 12 e 18 anos (um casal de cada distrito) são escolhidos para participar. Nos "Jogos Vorazes" todos são colocados numa arena para lutarem por suas vidas. O jogo termina quando só restar um deles vivo. Como se não bastasse, o evento é transmitido ao vivo pela televisão para todos os cidadãos da Panem. O evento é um lembrete da Capital aos míseros habitantes dos distritos de que eles é que "mandam no negócio", devido a uma tentativa de rebelião do extinto Distrito 13.

A irmã de Katniss, Primrose, ou apenas Prim, completou 12 anos e é seu primeiro ano como jovem habilitada ao sorteio que ocorre para escolher os tributos, como são chamados, que participarão dos Jogos Vorazes. É um evento que preocupa a todos, mas Katniss não vê grandes possibilidades de que sua irmãzinha seja vítima desse sorteio. Mas a sorte não estava do lado da garotinha, e é exatamente isso o que acontece. Desesperada só de imaginar sua irmã numa arena com outros 23 jovens lutando pela vida, Katniss se oferece como voluntária no lugar de Prim. É aí que o negócio esquenta! O tributo masculino sorteado do Distrito 12 é Peeta, o que não agrada Katniss quando ela lembra que ele a ajudou numa situação em que ela quase morreu de fome. O fato de ter alguém a quem ela deve alguma coisa na arena não é nada confortante para Katniss.

Os tributos são levados para a Capital, onde ocorrem os Jogos, para serem embelezados, treinados e exibidos ao público até o grande dia da disputa mortal! As páginas que seguem do começo ao fim do evento são recheadas de suspense, tensão e até drama (o que amo de paixão hahaha). A autora conseguiu transmitir muito bem, sob a visão da Katniss, toda a angústia, terror e desespero pelo qual a personagem passava. Só teve um acontecimento, próximo ao final da história, que realmente me intrigou, e achei que não deveria ter acontecido daquele jeito; mas espero ser convencido nos próximos dois livros da trilogia, Em Chamas e A Esperança.

Eu não tive interesse por Jogos Vorazes quando ele foi lançado no Brasil pela Rocco em maio de 2010. Confesso que fui instigado após todo o burburinho em volta do lançamento do filme na próxima sexta, dia 23. Depois de ler vários elogios ao livro e assistir ao trailer do filme, achei a história bem interessante. Demorei um pouco a comprar depois de ficar muito frustrado por perder uma ótima promoção no Submarino (a trilogia por R$50!!!) em novembro do ano passado. Esperei até onde pude pela mesma promoção, mas ela não veio, e eu queria ler antes do lançamento do filme. O jeito foi comprar o box por R$78,59 (já com frete), numa oferta nem tão tentadora. Depois de ler o primeiro livro não me decepcionei. Jogos Vorazes é muito bom!

A narrativa, até mesmo pelo próprio enredo, é de tirar o fôlego! Suzanne Collins conseguiu sustentar o livro maravilhosamente bem do começo ao fim. Cada final de capítulo tem algo que fica para o próximo, algo que faz você continuar e continuar, até o livro acabar! O interessante é que há várias coisas por trás da trama; filosofia, até uma certa denúncia social... É uma distopia muito mais ligada à realidade do que parece à primeira vista. Muito bom mesmo!

E você? Já leu ou quer ler Jogos Vorazes? O que achou? Deixe seu comentário! Ele é importante! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário