24 de fev de 2012

Série: "Smash" - Uma rival de Glee?


Eu estava passando pela televisão, enquanto minha irmã assistia a alguma série no Universal Channel, e vi uma chamada de Smash, que estreia dia 28 de março[¹] no canal. A promo era curta, mas já chamava a atenção com uma performance de "Beautiful", da Christina Aguilera.

A protagonista da série é Katharine McPhee, no papel de Karen Cartwright. Katharine foi vice-campeã da 5ª edição do American Idol, em 2006. A atriz e cantora não tem grandes filmes no seu currículo, mas é cheia de talento. Já gravou três álbuns, e agora atua no que parece ser o maior projeto de sua carreira até hoje.

Smash é exibida pelo canal NBC, e gira em torno da produção de um musical sobre Marily Monroe para a Broadway. A série traz nomes de peso, como o produtor executivo Steven Spilberg (E.T. - O Extraterrestre, Jurassic Park III, A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan, A.I - Inteligência Artificial), e os compositores das músicas originais Marc Shaiman e Scott Wittman, de "Hairspray". Smash também traz versões de canções pop atuais como "Beautiful", já citada, e "Rumour Has It", da Adele.

Veja os pôsteres promocionais (muito bons, por sinal):



Com os slogans "Estrelas não nascem, são criadas" e "O que é preciso para chegar ao topo?", a trama foca na disputa para o papel de Marilyn no musical. O papel é concorrido por Karen Cartwright e Ivy Lynn (Megan Hilty). As duas têm o grande sonho de estrear um musical na Broadway. Karen é jovem e iniciante, dona de um talento inegável, mas pouco reconhecido. Já Ivy é mais velha, tem experiência em musicais, também é muito talentosa. É a escolha dos diretores do musical (que são seus amigos), mas o coreógrafo parece querer algo novo, e se encanta na audição de Karen.

Além dessa disputa, Smash traz outros conflitos. A produtora do musical, interpretada por Anjelica Huston  (A Família Addams), passa por um divórcio, o que pode comprometer seu apoio financeiro à produção. A diretora Julia, interpretada por Debra Messing (da série Will & Grace), passa por um processo de adoção, e seu empolgamento com o musical pode comprometer esse seu outro plano. Sem contar a rixa entre o amigo e parceiro de produção de Julia com o coreógrafo! Ufa! Muita coisa pra acontecer e desenrolar!

Assista à promo da série, que terá 15 episódios na 1ª temporada:




Já assisti ao episódio piloto, e posso garantir que a única vontade depois de vê-lo foi de assistir ao próximo! O que foi aquela pequena prévia, no final, do que viria depois? Muito empolgante! Foi uma introdução ao mundo dos grandes musicais e dos personagens muito bem feita. Eu gostei!

E a suposta rivalidade com Glee? Não existe. Smash é uma série muito mais adulta, não traz personagens adolescentes, e muitas vezes fúteis, como Glee faz. A trama é muito mais sólida, e não se limita a criar performances de músicas atuais e vender suas versões no iTunes.

Tudo isso se deve ao universo abordado, afinal estamos falando da Broadway, e não de uma escola do ensino médio! Não vou negar que Glee tem cantores maravilhosos! Foi inevitável comparar a performance de Katharine de "Beautiful" em Smash, com a da Mercedes em Glee! Mas Glee traz um enredo muito superficial, o que me fez desistir da série no final da segunda temporada. Acho que o mesmo não acontecerá com Smash.

E você, o que acha dessa suposta rivalidade? Já assistiu aos episódios de Smash?
Deixe sua opinião, comente! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário