20 de ago de 2010

Malhação ID: infelizmente, um fracasso

Malhação ID


Foi ao ar hoje, o último capítulo de Malhação ID. A temporada tinha tudo pra dar certo, mas fracassou, como já era, talvez, esperado. A temporada teve Fiuk (Bernardo Oliveira) e Cristiana Peres (Cristiana Araújo) como protagonistas; começou com um ar de novidade e originalidade, focando as diferentes personalidades dos jovens em busca de suas identidades em meio à adolescência.

Ótimos atores? Não se pode esperar por isso em Malhação, pois, como todos deveriam saber, ela é um verdadeiro laboratório de novos atores para a Rede Globo. Mas esta temporada teve um ar mais despojado, mais verdadeiro, com nada muito técnico; acertou trazendo um visual anos 80 e com a ótima trilha sonora com cantores e bandas jovens em regravações de músicas como "Meu Erro", "Lanterna dos Afogados", "Me Chama", "Sonífera Ilha" e "Perdidos na Selva".

Mas então o que trouxe o fracasso pra Malhação ID? A mesmice. Sim, a temporada teve um ótimo começo. A personagem Cristiana tinha uma personalidade forte, era "certinha", mas não levava desaforo pra casa; característica não muito comum nas protagonistas de Malhação, que só levavam na cabeça e eram vítimas de tudo. A rixa entre o casal principal era bacana, e deveria ter durado mais; mas quando os dois finalmente ficaram juntos era cedo, e então aquelas tramas previsíveis da vilã do triângulo amoroso começaram. A chatice inicia aí... Esta temporada estava fugindo do padrão de Malhação de início, mas por algum motivo tudo voltou ao "normal". Eu preferiria que tivesse terminado mais cedo e estivesse bem do que acabar nessa famosa prolongação que estraga toda a história.

Os atores conseguiram se soltar bem, e o clima ficou muito perto da realidade atual dos colégios. Digo isso como adolescente e estudante do último ano do ensino médio. Que escola não tem um Beto, um Reco ou uma Rita? Não houve preocupação de beleza ou padrões estéticos, até porque a temporada abordava exatamente isso, as diferenças. Dou meu grande destaque para a personagem divertidíssima Maria Cláudia, interpretada pela ótima Isabella Dionísio, e a Rita, interpretada pela também ótima Olívia Torres, também teve sua importância. Malhação ID tinha tudo pra dar certo, mas, infelizmente, não deu. É uma pena.

Estou pouco empolgado para a próxima temporada. Pelo que li parece que será boa, mas nada garante nada, já que lá pelo meio ela pode seguir o mesmo rumo da ID e cair na mesmice outra vez...

Se liga:
Tudo sobre a nova temporada de Malhação

Nenhum comentário:

Postar um comentário